Entretanto, da mesma forma que a Alemanha temia alguma retaliação da França, a mesma tinha o receio da ascensão sobre alemã e acabou criando a Tríplice Entente, que era composta por Rússia, por causa do grande poder de modernização e industrialização que a França prometeu, e a Inglaterra que não estava nem um pouco satisfeita com o desenvolvimento econômico e industrial alemão.
Mas trazendo isso para os dias atuais, podemos perceber que da mesma forma que havia esses acordos econômicos, hoje podemos ver os acordos entre países e Rússia, pois ela atualmente é considerada uma das maiores potências em fornecimento de matérias primas as indústrias bélicas ao redor do mundo, inclusive do Brasil. Além disso a tecnologia russa está ligada a política externa do país como por exemplo a relação com o Brasil, por causa das usinas nucleares que estão localizadas em Angra dos Reis, Rio de Janeiro.
Porém além do poderio russo na área bélica, podemos destacar nos dias atuais acordos econômicos estabelecidos entre países economicamente e industrialmente desenvolvidos, em relação a empréstimos de dinheiro a países que precisam para se reerguer por causa de problemas financeiros como é o caso do FMI (Fundo Monetário Internacional).
Contudo além desses acordos tecnológicos e econômicos, temos também os tantos acordos de paz que desde sempre tentam serem firmados entre Estados Unidos e Oriente Médio, mas isso já é assunto para uma próxima postagem!
Fontes:http://www.alunosonline.com.br/historia/politica-aliancas-para-primeira-guerra- mundial.html acesso em 07/06/2013.
http://www.brasilescola.com/geografia/fmiebancomundial.htm acesso em 07/06/2013.
Suellen K. Rosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário