sábado, 8 de junho de 2013

"Um dos mais sangrentos episódios da história da humanidade"

300px-WW1_TitlePicture_For_Wikipedia_Article.jpg

Após a Primeira Guerra Mundial os prejuízos materiais eram incalculáveis. A Europa já não era a mesma, havia perdido a influência no mundo.
A Primeira Guerra Mundial foi o prenúncio da crise total que se abateu sobre a Europa. Também acirrou as contradições do capitalismo, a ponto de provocar o aparecimento de uma nova forma de sociedade: a socialista.
A quantidade de mortos fazia qualquer outro conflito anterior parecer uma pequena batalha perto da carnificina provocada pela Primeira Guerra Mundial.
"Um dos mais sangrentos episódios da história da humanidade', assim foi considerada a Primeira Guerra Mundial, por muitos historiadores. Foi vista como um marco do nascimento do mundo moderno, mas o nascimento desse mundo custou muito em termos de vida. No total as estimativas variam entre 9 e 10 milhões de mortos.
Embora as balas e bombas durante o conflito tenham tirado muitas vidas, a chamada gripe espanhola chegou a matar muito mais do que a luta. Para se ter uma ideia o Estados Unidos, que só depois de 1917 se envolveram na guerra tiveram cerca de 115 mil soldados mortos, mas a gripe espanhola matou mas de 500 mil americanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário